Sindicato dos Oficiais Eletricistas e Trabalhadores na Indústria de Instalações Elétricas, Hidráulicas, Gás, Sanitárias e de Ar-Condicionado de Maringá
Como parar um carro sem freio numa descida? | Notícias | Sindicato dos Oficiais Eletricistas e Trabalhadores na Indústria de Instalações Elétricas, Hidráulicas, Gás, Sanitárias e de Ar-Condicionado de Maringá

Notícias

Como parar um carro sem freio numa descida?

Saiba em cinco passos os procedimentos para fazer o veículo parar numa situação de risco

gazetadopovo.com.br

Publicado em 20/12/2016 ás 11h25

Imagine a seguinte situação: você está dirigindo na rodovia durante uma descida e vê aquela curva acentuada se aproximar. Pisa no freio e... nada acontece. Embora seja raro em modelos novos, não estamos livres desse risco. O que fazer? A regra número um parece óbvia, mas é fundamental manter a calma. E depois...

■Tire seu pé do acelerador e tente buscar uma faixa de rolagem, à direita, sinalizando com o pisca-alerta.

■Entenda o que acontece com o pedal. Se ele estiver afundado, tente bombeá-lo, pois se for um problema no cilindro-mestre ou falta de fluido, ele pode voltar a funcionar.

Se ele estiver firme, mas no começo do curso, pode ser que haja algum objeto sob ele, como o tapete, por exemplo.

■Se nada acontecer, esqueça o pedal e apele para o freio-motor. Reduza marcha a marcha, mas sempre esperando o motor baixar das 4.000 rpm.

Se o carro for automático, selecione o modo manual e faça o mesmo, ou mude a alavanca para o modo L (Low), caso haja esse recurso.

■ Também pode ajudar acionar o freio de mão. Aperte o botão de destravamento e puxe a alavanca gradativamente, para evitar que as rodas travem - o que fará o carro sair de controle.

Se houver espaço para os lados, faça um zigue-zague, pois o aumento do atrito dos pneus com o solo ajuda a reduzir a velocidade.

■ Por fim, se nada adiantar, use o guard-rail, forçando o carro contra ele. Sua vida vale mais do que os danos materiais.

Outras Notícias

  • g1.globo.com

    Governo retoma pente-fino em benefícios do INSS na segunda

    Aposentados por invalidez com mais de 60 anos estarão isentos da fiscalização. Programa foi reativado com a publicação de uma nova Medida Provisória.

    em 10/01/2017 ás 08h28

  • g1.globo.com

    Velhice não precisa ser sinônimo de fragilidade

    em 10/01/2017 ás 08h20

  • bbc.com

    Opinião: Como fins de semana de três dias podem ajudar a salvar o mundo

    Um dia a mais no fim de semana pode, além de ser um dia a mais para descansar, economizar energia

    em 09/01/2017 ás 11h18

  • extra.globo.com

    Dermatologistas alertam para riscos do contato com frutas cítricas antes de exposição ao sol Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/dermatologistas-alertam-para-riscos-do-contato-com-frutas-citricas-antes-de-exposicao-ao-sol-20741805.

    em 09/01/2017 ás 08h35

  • extra.globo.com

    INSS deixa segurados de bolso vazio com cortes de benefícios da revisão

    em 09/01/2017 ás 08h31

  • g1.globo.com

    Beber em excesso pode aumentar risco de infarto, diz estudo

    Abuso do álcool é prejudicial mesmo a pessoas que não têm um histórico familiar de doenças cardíacas ou outros fatores de risco.

    em 06/01/2017 ás 08h10

ENCONTRE-NOS

Avenida Brasil, 4312, Sala 1302 - 13º andar, Maringá - Paraná (44) 3031-9420 (44) 99863-0356 administrativo@soemga.org.br
SOE Maringá 2022 ©