Sindicato dos Oficiais Eletricistas e Trabalhadores na Indústria de Instalações Elétricas, Hidráulicas, Gás, Sanitárias e de Ar-Condicionado de Maringá
Álcool aumenta vontade de comer, diz pesquisa | Notícias | Sindicato dos Oficiais Eletricistas e Trabalhadores na Indústria de Instalações Elétricas, Hidráulicas, Gás, Sanitárias e de Ar-Condicionado de Maringá

Notícias

Álcool aumenta vontade de comer, diz pesquisa

extra.globo.com

Publicado em 11/01/2017 ás 08h25

RIO — Um estudo publicado esta semana na revista “Nature Communications” mostra que o álcool muda o cérebro para um “modo apetite”. Em testes com camundongos, o álcool ativou sinais no cérebro para que o corpo ingerisse mais alimentos. Para os cientistas, a mesma conclusão poderia ser aplicada em humanos.


A vontade de comer uns petiscos entre um gole e outro seria, então, uma resposta neuronal.


Na experiência, conduzida pelo Instituto Francis Crick, os camundongos receberam doses generosas de álcool por três dias — uma dose equivale a uma garrafa e meia de vinho para uma pessoa.


O álcool provocou o aumento de uma atividade neuronal chamada AGRP. Estes neurônios são disparados quando o corpo experimenta apetite. Os roedores também comeram mais do que o normal.


Quando os pesquisadores repetiram o experimento, mas desta vez bloqueando os neurônios com uma droga, os camundongos não comemoram tanto quanto antes. Isso sugere que os neurônios AGRP são responsável por induzir a ingestão de álcool.


O álcool contém muitas calorias. Uma taça grande de vinho, por exemplo, pode equivaler à mesma quantidade de uma rosquinha.


Autor principal do estudo, Denis Burdakov afirmou que a compreensão das mudanças exercidas pelo álcool em nosso corpo e compartamento pode ajudar a controlar a obesidade.


Para Ian Gilmore, da Aliança Álcool Saúde, no Reino Unido, a população deve estar ciente o impacto que o álcool pode provocar na quantidade e qualidade dos alimentos ingeridos, assim como os potenciais riscos à saúde.


— O álcool é responsável por mais de 60 doenças, e pessoas que bebem estão em uma situação ainda mais arriscada se combinam a ingestão de bebida com o consumo excessivo de comida. Quando as pessoas bebem, estão mais propensos a escolher alimentos que não são saudáveis — alerta. — O álcool e a obesidade causam 90% das mortes relacionadas ao fígado.


Outras Notícias

  • bbc.com

    Espécie de morcego começa a se alimentar de sangue humano no Brasil, diz pesquisa

    Estudo de cientistas brasileiros revela mudança no hábito alimentar de morcego-vampiro-de-pernas-peludas, até então conhecido por consumir exclusivamente sangue de aves

    em 16/01/2017 ás 09h39

  • exame.abril.com.br

    Site mostra quantidade de açúcar em alimentos

    Fotógrafo colocou alimentos ao lado de torrões de açúcar contidos em suas fórmulas

    em 16/01/2017 ás 09h24

  • extra.globo.com

    INSS divulgará nesta sexta-feira nova tabela de contribuição mensal do trabalhador

    em 13/01/2017 ás 08h33

  • g1.globo.com

    Doença da urina preta tem semelhanças com casos antigos do AM, Europa e EUA

    Pesquisadores analisam amostras e evidências anteriores para tentar descobrir causa de surto na Bahia e, agora, de casos suspeitos no Ceará.

    em 13/01/2017 ás 08h19

  • g1.globo.com

    Perda muscular pode comprometer qualidade de vida

    em 12/01/2017 ás 08h39

  • g1.globo.com

    Alimentação com menos sal poderia salvar milhões de vidas, diz estudo

    em 12/01/2017 ás 08h03

ENCONTRE-NOS

Avenida Brasil, 4312, Sala 1302 - 13º andar, Maringá - Paraná (44) 3031-9420 (44) 99863-0356 administrativo@soemga.org.br
SOE Maringá 2022 ©