Sindicato dos Oficiais Eletricistas e Trabalhadores na Indústria de Instalações Elétricas, Hidráulicas, Gás, Sanitárias e de Ar-Condicionado de Maringá
Ainda não conhece o psoas? É melhor tratá-lo bem! | Notícias | Sindicato dos Oficiais Eletricistas e Trabalhadores na Indústria de Instalações Elétricas, Hidráulicas, Gás, Sanitárias e de Ar-Condicionado de Maringá

Notícias

Ainda não conhece o psoas? É melhor tratá-lo bem!

g1.globo.com

Publicado em 17/01/2017 ás 08h40

Na malhação, todo mundo fala muito de bíceps, peitoral e adutor, mas o psoas, o músculo mais profundo e estabilizador do corpo, ainda é um ilustre desconhecido para a maioria das pessoas. O nome vem do grego (músculo do lombo) e, em terapias alternativas, ele é chamado de “músculo da alma”, por ser o elo de energia do corpo com o solo. A fisioterapeuta Juliana Favoreto explica por que temos que tratá-lo muito bem.
 
Por que o psoas é um músculo tão importante, apesar de não ser conhecido pela maioria das pessoas?
Estamos acostumados a falar de músculos superficiais considerados mobilizadores, ou seja, que executam os grandes movimentos do corpo. O psoas é um músculo profundo e bem espesso, que conecta a coluna vertebral às pernas, tendo assim grande importância na estabilidade da coluna vertebral e no suporte nas vísceras abdominais. É fundamental na função motora, como, por exemplo, levantar as pernas para andar ou calçar uma meia.

Quais são os sintomas de que há problemas com o psoas?
A inatividade, somada a horas na postura sentada, endurece esse músculo, tornando-o não só fraco como encurtado. O resultado disso será dor na frente da coxa, próximo à virilha, com a sensação de “perna presa” (rigidez muscular) nos primeiros passos. Por isso é tão importante levantar de tempos em tempos da cadeira, para “acordar” esse músculo. Bem alongado, o psoas proporciona bem-estar aos músculos da perna e da pelve. Do contrário, vai se tornando fraco e poderá dificultar a marcha, porque não terá mais força para suspender a perna e dar o passo à frente. Como o passo ficará mais encurtado ou arrastado, o risco de quedas aumenta.

Que tipo de exercício deve ser feito para garantir o seu bom funcionamento?
Por se inserir na coluna vertebral e no diafragma através de fáscias (tecido conjuntivo), exercícios ligados à respiração promovem a ativação desse músculo mantendo a coluna ereta com suas curvaturas fisiológicas preservadas. Um bom exercício para quem passa horas sentado:

a)  desencostar da cadeira um pouco;

b)  sentar sobre os ossinhos do bumbum – chamados de tuberosidades isquiáticas;

c)  manter a coluna lombar com sua curvatura fisiológica (lordose lombar) com os pés bem apoiados no chão;

d) inspirar abrindo bem o peito, crescendo o topo da cabeça para o teto e ao mesmo tempo empurrando os pés contra o chão (como se fosse levantar);

e) soltar o ar relaxando, mas sem despencar a postura ereta da coluna;

f) repetir umas cinco vezes. O movimento acorda muitos músculos do corpo e renova a atenção para o trabalho.

Outro exercício simples é aumentar o passo no andar: isso fará a perna ficar mais tempo em suspensão até a pessoa apoiá-la novamente no solo.

Outras Notícias

  • g1.globo.com

    O que fazer - e não fazer - quando se está com gripe ou resfriado

    Evidência científica não corrobora conselhos de especialistas e algumas 'verdades' que ganharam forças graças à tradição.

    em 23/01/2017 ás 08h32

  • g1.globo.com

    Abono salarial do ano base 2015 começa a ser pago nesta quinta, diz governo

    Segundo Ministério do Trabalho, pagamento tem início para trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro; benefício pode ser retirado em casas lotéricas e caixas eletrônicos.

    em 20/01/2017 ás 09h31

  • g1.globo.com

    Febre amarela no DF não é motivo para pânico, diz governo; tire dúvidas

    Caso confirmado nesta quinta é 'importado'; Saúde diz ter estoque suficiente, e estima que 9 em cada 10 pessoas já estão imunes. Doses extras podem gerar risco, e vacina tem contra...

    em 20/01/2017 ás 09h12

  • exame.abril.com.br

    Como manter a calma –mesmo quando tudo dá errado nos negócios

    Quando os negócios não vão bem, manter a calma e não perder seus objetivos de vista podem parecer tarefas impossíveis. Mas não são. Veja algumas dicas:

    em 19/01/2017 ás 10h56

  • g1.globo.com

    Febre amarela: número de casos suspeitos sobe para quatro no ES

    Todos são do interior e estão internados na Grande Vitória. No total, 500 mil doses da vacina serão entregues até sexta-feira (20).

    em 18/01/2017 ás 08h31

  • g1.globo.com

    Seguro-desemprego terá pagamento escalonado em janeiro: veja perguntas e respostas

    Benefício é pago ao trabalhador que perdeu o emprego; menor valor da parcela corresponde ao salário mínimo, que em 2017 é de R$ 937. Conheça as regras.

    em 18/01/2017 ás 07h58

ENCONTRE-NOS

Avenida Brasil, 4312, Sala 1302 - 13º andar, Maringá - Paraná (44) 3031-9420 (44) 99863-0356 administrativo@soemga.org.br
SOE Maringá 2022 ©