Sindicato dos Oficiais Eletricistas e Trabalhadores na Indústria de Instalações Elétricas, Hidráulicas, Gás, Sanitárias e de Ar-Condicionado de Maringá
Suplemento de vitamina D pode combater gripes e resfriados, diz estudo | Notícias | Sindicato dos Oficiais Eletricistas e Trabalhadores na Indústria de Instalações Elétricas, Hidráulicas, Gás, Sanitárias e de Ar-Condicionado de Maringá

Notícias

Suplemento de vitamina D pode combater gripes e resfriados, diz estudo

Vitamina D é vital para manter saúde dos ossos, mas também tem papel central no sistema imunológico

bbc.com

Publicado em 16/02/2017 ás 10h34

A ingestão de suplementos de vitamina D pode evitar que mais de 3 milhões de pessoas contraiam gripes ou resfriados no Reino Unido todos os anos, revela um novo estudo.

A vitamina D é vital para manter a saúde dos ossos, mas também tem um papel central no sistema imunológico.

O estudo, publicado na revista científica British Medical Journal, defende que a vitamina seja adicionada obrigatoriamente na comida, a exemplo do que já acontece com o leite nos Estados Unidos.

Mas autoridades de saúde britânicas alegam que os dados sobre as infecções não são conclusivos, e não recomendam a ingestão do suplemento sem acompanhamento médico.

Segundo o Public Health England (PHE), departamento de saúde do Reino Unido, a vitamina D só deve ser consumida para melhorar a saúde dos músculos e dos ossos.

O sistema imunológico usa a vitamina D para criar armas antimicrobianas, que perfuram buracos em bactérias e em vírus.

Como a vitamina D é produzida pela pele quando exposta ao sol, muitas pessoas que vivem em países frios acabam tendo níveis mais baixos do composto durante o inverno.

Combater infecções usando suplementação ainda é um assunto polêmico na comunidade médica, uma vez que testes feitos até agora sempre produziram resultados díspares.

Para obter uma resposta definitiva, cientistas da Universidade Queen Mary, em Londres, reuniram dados de 11.321 pessoas e conduziram 25 experimentos diferentes.

Eles analisaram infecções do trato respiratório - que cobrem uma ampla gama de doenças, de simples espirros à pneumonia.

De forma geral, o estudo revelou que, a cada 33 pessoas que tomam suplementos de vitamina D, uma evita contrair a infecção.

Segundo os cientistas, a suplementação com vitamina D seria mais efetiva do que as vacinas contra a gripe, cuja taxa de sucesso é de uma para cada 40 pessoas.

No entanto, eles ressalvam que a gripe - que normalmente envolve febre e outros sintomas - é bem mais séria do que o típico resfriado.

Também há benefícios maiores àqueles que tomam pílulas diariamente ou semanalmente - em vez de superdosagens mensais, por exemplos - e em pessoas que já tenham deficiência natural da vitamina, acrescentaram os estudiosos.

Um deles, o professor Adrian Martineau, defende a suplementação com vitamina D.

"Considerando que o Reino Unido tem 65 milhões de habitantes, e que 70% têm pelo menos uma infecção respiratório aguda por ano, tomar suplementos de vitamina D diariamente ou semanalmente significa que 3,25 milhões de pessoas a menos teriam pelo menos uma infecção respiratória aguda por ano".

O Public Health England já aconselha ingerir suplementos de vitamina D no outono e no inverno com o objetivo de melhorar a saúde dos ossos e dos músculos.

A suplementação é recomendada durante todo o ano para pessoas com baixa exposição ao sol, incluindo aquelas que vivem em casas de cuidado ou que estão regularmente cobertas.

Polêmica

No entanto, o tema continua cercado de polêmica, dividindo opiniões de cientistas.

Louis Levy, diretor de Ciências da Nutrição do PHE, afirmou: "A evidência sobre a vitamina D e sobre o combate da infecção é inconsistente e esse estudo não fornece provas suficientes para embasar que recomendemos a ingestão da vitamina para reduzir o risco de infecções do trato respiratório".

Mas para o professor Martin Hewison, da Universidade de Birmingham e da Sociedade de Endocrinologia do Reino Unido, as descobertas são "impressionantes".

"Concordo com os autores que esse estudo embasa uma nova recomendação de ingestão da vitamina D além de seus benefícios conhecidos para a saúde dos ossos", acrescentou.

Martineau, da Universidade Queen Mary, de Londres, reafirma a importância da ingestão regular de vitamina D e defende que o composto seja acrescentado à comida.

"Fortificar a comida com vitamina D permite uma ingestão estável e de baixo nível de vitamina D que praticamente eliminou a deficiência de vitamina D em vários países".

Outras Notícias

  • bbc.com

    Como identificar sintomas da doença que causa cegueira repentina

    Arterite de células gigantes pode causar a perda total da visão

    em 24/02/2017 ás 08h30

  • Portal Brasil, com informações da Receita Federal

    Receita Federal espera receber 28,3 milhões de declarações do IRPF 2017

    Programa gerador da declaração estará disponível a partir de 23 de fevereiro. Neste ano, terá de prestar contas à Receita quem tiver rendimentos superiores a R$ 28.559,70

    em 23/02/2017 ás 13h43

  • Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário

    Governo economiza R$ 715 mil com pente-fino do INSS

    De acordo com o último levantamento do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, já foram cancelados mais de 43 mil benefícios de auxílio-doença irregulares em sete meses

    em 23/02/2017 ás 13h36

  • Fonte: Blog do TRT9, 22 de fevereiro de 2017

    STF deixa decisão sobre terceirização para novo ministro Fonte: fetraconspar.org.br

    O novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) vai decidir se a administração pública deve arcar, de forma subsidiária, com os encargos trabalhistas que não foram pagos por empr...

    em 23/02/2017 ás 13h24

  • g1.globo.com

    Veja como localizar o número do seu PIS ou NIS pela internet

    Número de Identificação Social, também chamado de PIS/PASEP ou NIT, é necessário para consultar o saldo das contas do FGTS.

    em 17/02/2017 ás 08h17

  • migalhas.com.br

    Funcionário com tendinite tem direito a pensão proporcional à redução da capacidade laboral

    em 16/02/2017 ás 11h03

ENCONTRE-NOS

Avenida Brasil, 4312, Sala 1302 - 13º andar, Maringá - Paraná (44) 3031-9420 (44) 99863-0356 administrativo@soemga.org.br
SOE Maringá 2022 ©