Sindicato dos Oficiais Eletricistas e Trabalhadores na Indústria de Instalações Elétricas, Hidráulicas, Gás, Sanitárias e de Ar-Condicionado de Maringá
Novo teste de sangue pode detectar presença e localização de tumores | Notícias | Sindicato dos Oficiais Eletricistas e Trabalhadores na Indústria de Instalações Elétricas, Hidráulicas, Gás, Sanitárias e de Ar-Condicionado de Maringá

Notícias

Novo teste de sangue pode detectar presença e localização de tumores

extra.globo.com

Publicado em 08/03/2017 ás 09h45

RIO — Pesquisadores de Universidade da Califórnia em San Diego desenvolveram um novo teste de sangue que pode detectar o câncer, e informar em qual parte do corpo o tumor está crescendo. A técnica pode fornecer uma nova forma de diagnóstico em estágio inicial da doença, sem a necessidade de procedimentos invasivos, como os atuais procedimentos cirúrgicos para biópsias.


Hoje, exames de sangue são usados para detectar o DNA liberado por células cancerígenas e são capazes de detectar traços do tumor no sangue dos pacientes. Contudo, eles são incapazes de identificar a localização.

— Saber a localização do tumor é crítico para a efetividade da detecção precoce — disse Kun Zhang, professor de Bioengenharia da Universidade da Califórnia e coautor do estudo publicado esta semana na revista “Nature Genetics”.


No novo teste, Zhang e sua equipe descobriram uma nova pista no sangue capaz de detectar as células cancerígenas e o órgão que está sendo atacado. Quando um tumor começa a tomar uma parte do organismo, ele compete com as células normais por espaço e nutrientes, matando-as no processo. A célula normal morta libera seu DNA na corrente sanguínea, que pode identificar qual tecido está sendo afetado.


O método rastreia uma assinatura particular do DNA chamada CpG, capaz de identificar cada tecido no organismo.


— Nós fizemos essa descoberta por acidente — contou Zhang. — Inicialmente, nós estávamos seguindo uma abordagem tradicional, apenas procurando por sinais de células cancerígenas e tentando identificar de onde elas vinham. Mas também estávamos vendo sinais de outras células, e pensamos que se nós pudéssemos integrar esses dois sinais, poderíamos determinar a presença ou ausência do tumor e onde ele está crescendo.


Para desenvolver o novo método, os pesquisadores reuniram uma base de dados completa dos padrões de CpG para dez tipos de tecido: fígado, intestino, cólon, pulmão, cérebro, rim, pâncreas, baço, estômago e sangue. Eles também analisaram amostras de tumores e de sangue de pacientes com câncer para determinar marcadores para a doença.


Nos testes em laboratório, os cientistas conseguiram separar amostras de sangue de indivíduos saudáveis e com câncer, e determinar a localização dos tumores, mas são necessários mais estudos para tornar a técnica disponível para a comunidade médica.


— É uma prova de conceito — disse Zhang. — Para levar esta pesquisa para o estágio clínico, precisamos trabalhar com oncologistas para otimizar e refinar esse método.




Outras Notícias

  • http://www.valor.com.br/politica/4905136/resistencia-reforma-da-previdencia-faz-governo-antecipar-trabalhista

    Resistência à reforma da Previdência faz governo antecipar trabalhista

    A proposta de inversão das prioridades foi levada recentemente ao Palácio do Planalto e já obteve o aval do presidente Michel Temer, embora ainda não seja de conhecimento de todos ...

    em 20/03/2017 ás 10h20

  • g1.globo.com

    Saldo da conta inativa do FGTS aparece como 'bloqueado'? Veja o que fazer

    Já podem sacar o dinheiro os nascidos em janeiro e fevereiro; cronograma de saques se estende até o dia 31 de julho; 4,8 milhões poderão sacar no 1º lote.

    em 16/03/2017 ás 09h40

  • http://www.soemga.org.br

    Paralisação CONTRA a Reforma da Previdência reúne mais de 15 mil manifestantes em Maringá

    A paralisação ocorreu nesta quarta-feira (15), em todo o território nacional. Em Maringá, a paralisação contou com todos os sindicatos dos trabalhadores que estiveram reunidos desd...

    em 15/03/2017 ás 12h54

  • http://www.soemga.org.br

    SOE participará da Paralisação CONTRA a Reforma da Previdência

    A paralisação ocorrera no dia 15/03 (quarta-feira), em todo o território nacional. Em Maringá, contará com todos os sindicatos dos trabalhadores que estarão reunidos a partir das 7...

    em 14/03/2017 ás 14h25

  • g1.globo.com

    Trabalhador deve denunciar empresa que não depositou FGTS, diz Ministério do Trabalho

    Desde que o governo anunciou a liberação do saque de contas inativas, ministério recebeu 239 denúncias de irregularidades.

    em 14/03/2017 ás 09h41

  • g1.globo.com

    Corpo em 'formato de maçã' pode indicar risco aumentado de diabetes

    Pessoas que têm genes que predispõem a gordura abdominal têm mais risco de diabetes tipo 2 e de doenças cardíacas.

    em 14/03/2017 ás 09h29

ENCONTRE-NOS

Avenida Brasil, 4312, Sala 1302 - 13º andar, Maringá - Paraná (44) 3031-9420 (44) 99863-0356 administrativo@soemga.org.br
SOE Maringá 2022 ©