Sindicato dos Oficiais Eletricistas e Trabalhadores na Indústria de Instalações Elétricas, Hidráulicas, Gás, Sanitárias e de Ar-Condicionado de Maringá
Corpo em 'formato de maçã' pode indicar risco aumentado de diabetes | Notícias | Sindicato dos Oficiais Eletricistas e Trabalhadores na Indústria de Instalações Elétricas, Hidráulicas, Gás, Sanitárias e de Ar-Condicionado de Maringá

Notícias

Corpo em 'formato de maçã' pode indicar risco aumentado de diabetes

Pessoas que têm genes que predispõem a gordura abdominal têm mais risco de diabetes tipo 2 e de doenças cardíacas.

g1.globo.com

Publicado em 14/03/2017 ás 09h29

Pessoas geneticamente predispostas a armazenar gordura na barriga, ou a ter um tipo de corpo em formato de maçã, podem enfrentar um maior risco de diabetes tipo 2 e de doença cardíaca, disseram pesquisadores no mês passado.

Um estudo publicado na revista "Journal of the American Medical Association" (JAMA) sugere que a composição genética de uma pessoa pode causar problemas de saúde ao longo do tempo.

"As pessoas variam na sua distribuição de gordura corporal - algumas têm mais gordura na barriga, o que chamamos de adiposidade abdominal, e algumas nos quadris e nas coxas", disse um dos autores do estudo, Sekar Kathiresan, professor associado de Medicina na Harvard Medical School.

"Nós testamos se a predisposição genética para a adiposidade abdominal estava associada com o risco de diabetes tipo 2 e de doença cardíaca coronária, e descobrimos que a resposta era um firme 'sim'", acrescenta.

Estudos observacionais anteriores descobriram uma ligação entre a gordura da barriga, diabetes tipo 2 e doença cardíaca, mas não demonstraram uma relação de causa e efeito.


Como foi o estudo foi feito?

Para investigar mais a fundo, os pesquisadores examinaram seis estudos realizados de 2007 a 2015, incluindo cerca de 400 mil participantes cujos genomas foram analisados.

Pesquisas anteriores identificaram 48 variantes genéticas associadas à relação cintura-quadril, resultando em uma pontuação de risco genético.

Eles descobriram que as pessoas com certos genes que os predispõem a uma maior razão cintura-quadril também apresentavam níveis mais altos de lipídios, insulina, glicose e maior pressão arterial sistólica, assim como um maior risco de diabetes tipo 2 e de doenças cardíacas.

"Esses resultados ilustram o poder de usar a genética como um método para determinar os efeitos de uma característica como a adiposidade abdominal sobre os resultados cardiometabólicos", disse o autor principal do estudo, Connor Emdin, pesquisador do Hospital Geral de Massachusetts.

Uma vez que os pesquisadores não encontraram nenhuma ligação entre o tipo de corpo, a pontuação de risco genético e a outros fatores, como dieta e tabagismo, isso "fornece forte evidência de que a adiposidade abdominal em si contribui para causar diabetes tipo 2 e doença cardíaca", acrescentou.

Emdin disse que as descobertas poderiam um dia levar ao desenvolvimento de medicamentos destinados a combater a gordura na barriga, e talvez diminuir o risco de diabetes e doenças cardíacas.

Outras Notícias

  • bbc.com

    Não é só com carne: leite com ureia e óleo em vez de azeite estão entre fraudes de alimentos no Brasil

    em 23/03/2017 ás 10h47

  • g1.globo.com

    Câmara aprova projeto que permite terceirização irrestrita

    De 1998, texto permite a contratação de serviço terceirizado em qualquer tipo de atividade de uma empresa e amplia de 90 para até 180 dias o prazo para trabalhos temporários.

    em 23/03/2017 ás 10h23

  • http://g1.globo.com/politica/noticia/temer-exclui-servidores-estaduais-da-reforma-da-previdencia.ghtml

    Temer recua e exclui servidores estaduais da reforma da Previdência

    Presidente fez anúncio no Planalto após reunião com lideranças partidárias do Congresso. 'Surgiu com grande força [na reunião] a ideia de que deveríamos obedecer a autonomia dos es...

    em 22/03/2017 ás 13h09

  • http://www.valor.com.br/politica/4905136/resistencia-reforma-da-previdencia-faz-governo-antecipar-trabalhista

    Resistência à reforma da Previdência faz governo antecipar trabalhista

    A proposta de inversão das prioridades foi levada recentemente ao Palácio do Planalto e já obteve o aval do presidente Michel Temer, embora ainda não seja de conhecimento de todos ...

    em 20/03/2017 ás 10h20

  • g1.globo.com

    Saldo da conta inativa do FGTS aparece como 'bloqueado'? Veja o que fazer

    Já podem sacar o dinheiro os nascidos em janeiro e fevereiro; cronograma de saques se estende até o dia 31 de julho; 4,8 milhões poderão sacar no 1º lote.

    em 16/03/2017 ás 09h40

  • http://www.soemga.org.br

    Paralisação CONTRA a Reforma da Previdência reúne mais de 15 mil manifestantes em Maringá

    A paralisação ocorreu nesta quarta-feira (15), em todo o território nacional. Em Maringá, a paralisação contou com todos os sindicatos dos trabalhadores que estiveram reunidos desd...

    em 15/03/2017 ás 12h54

ENCONTRE-NOS

Avenida Brasil, 4312, Sala 1302 - 13º andar, Maringá - Paraná (44) 3031-9420 (44) 99863-0356 administrativo@soemga.org.br
SOE Maringá 2022 ©