Sindicato dos Oficiais Eletricistas e Trabalhadores na Indústria de Instalações Elétricas, Hidráulicas, Gás, Sanitárias e de Ar-Condicionado de Maringá
Saldo da conta inativa do FGTS aparece como 'bloqueado'? Veja o que fazer | Notícias | Sindicato dos Oficiais Eletricistas e Trabalhadores na Indústria de Instalações Elétricas, Hidráulicas, Gás, Sanitárias e de Ar-Condicionado de Maringá

Notícias

Saldo da conta inativa do FGTS aparece como 'bloqueado'? Veja o que fazer

Já podem sacar o dinheiro os nascidos em janeiro e fevereiro; cronograma de saques se estende até o dia 31 de julho; 4,8 milhões poderão sacar no 1º lote.

g1.globo.com

Publicado em 16/03/2017 ás 09h40

Alguns trabalhadores que já buscaram o saque das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) relatam que não estão conseguindo retirar o dinheiro porque o saldo foi "bloqueado" pela Caixa Econômica Federal. O primeiro lote de saques, para nascidos em janeiro e fevereiro, já começou a ser pago no dia 10. O cronograma de saques se estende até o dia 31 de julho e varia de acordo com a data de nascimento dos trabalhadores.

O superintendente regional da Caixa, Sérgio Cançado, esclareceu durante programa ao vivo no G1 (assista ao vídeo) que o saldo de algumas contas aparece como “bloqueado” ou sem saldo por motivos de segurança, porque o banco detectou divergências ou informações imprecisas na base de dados de alguns beneficiários.

Podem retirar o dinheiro do FGTS inativo os trabalhadores que pediram demissão ou foram demitidos por justa causa até 31/12/2015. Uma conta fica inativa quando deixa de receber depósitos da empresa devido à extinção ou rescisão do contrato de trabalho. O trabalhador, no entanto, não pode sacar o FGTS de uma conta ativa, ou seja, que ainda receba depósitos pelo empregador atual.

Cançado explicou que isso pode ter acontecido, principalmente, por inconsistências ou erros de digitação no cadastro, como o nome do trabalhador ou de sua mãe. Outra hipótese é que a empresa tenha fornecido informações divergentes sobre a conta e, mesmo com um trabalho prévio do banco para corrigir o problema, ele pode ter permanecido em alguns casos.

Muitos correntistas da Caixa que haviam pedido a transferência automática em suas contas podem não ter recebido o dinheiro pelo mesmo motivo, diz Cançado. “Consulte no extrato da sua conta poupança da Caixa em lançamentos futuros, em muitos casos, mesmo que o recurso não foi creditado, aparece como lançamento futuro”, recomenda.


Trabalhadores com saldo em mais de uma conta do FGTS também relataram que não conseguiram sacar todo o dinheiro, ou o saldo ficou bloqueado em uma das contas.

Segundo a Caixa, trabalhadores que tiverem esse problema devem ir pessoalmente a uma agência do banco para solucionar a questão e liberar o saldo em suas contas.

Outras Notícias

  • g1.globo.com

    Protesto contra reforma da previdência fecha BR-262 no ES

    Manifestação de agricultores e familiares acontece em Venda Nova do Imigrante nesta quinta (30). Em João Neiva, na BR-101, trabalhadores também protestam.

    em 30/03/2017 ás 08h16

  • extra.globo.com

    Tarifa de energia deve cair 8% com ajuste após cobrança indevida em 2016, diz Aneel

    em 29/03/2017 ás 08h35

  • g1.globo.com

    Tenho conta na Caixa, mas não recebi o dinheiro do FGTS inativo. O que fazer?

    Um dos motivos para algumas contas inativas não terem sido creditadas automaticamente é que os dados do FGTS não estão iguais ao do cadastro da conta do beneficiário.

    em 28/03/2017 ás 08h16

  • http://oglobo.globo.com/economia/previdencia-retirada-de-servidores-estaduais-da-reforma-cria-impasse-juridico-21107089

    Previdência: retirada de servidores estaduais da reforma cria impasse jurídico

    Decisão pode gerar judicialização, segundo técnicos

    em 24/03/2017 ás 07h16

  • bbc.com

    Não é só com carne: leite com ureia e óleo em vez de azeite estão entre fraudes de alimentos no Brasil

    em 23/03/2017 ás 10h47

  • g1.globo.com

    Câmara aprova projeto que permite terceirização irrestrita

    De 1998, texto permite a contratação de serviço terceirizado em qualquer tipo de atividade de uma empresa e amplia de 90 para até 180 dias o prazo para trabalhos temporários.

    em 23/03/2017 ás 10h23

ENCONTRE-NOS

Avenida Brasil, 4312, Sala 1302 - 13º andar, Maringá - Paraná (44) 3031-9420 (44) 99863-0356 administrativo@soemga.org.br
SOE Maringá 2022 ©