Sindicato dos Oficiais Eletricistas e Trabalhadores na Indústria de Instalações Elétricas, Hidráulicas, Gás, Sanitárias e de Ar-Condicionado de Maringá
Juiz condena Caixa a indenizar trabalhador que não conseguiu sacar FGTS | Notícias | Sindicato dos Oficiais Eletricistas e Trabalhadores na Indústria de Instalações Elétricas, Hidráulicas, Gás, Sanitárias e de Ar-Condicionado de Maringá

Notícias

Juiz condena Caixa a indenizar trabalhador que não conseguiu sacar FGTS

O juiz Gustavo Moreira Mazzilli, do Juizado Especial Cível e Criminal Adjunto à 2ª Vara Federal da SSJ de Pouso Alegre (MG), decidiu condenar a Caixa Econômica Federal a indenizar um trabalhador impedido de sacar o FGTS em R$ 5 mil.

Consultor Jurídico

Publicado em 21/09/2020 ás 10h36


Segundo os autos, o trabalhador tentou sacar o FGTS, mas o pedido foi negado sob a alegação de que a fotografia de sua Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) estava supostamente trocada ou adulterada, visto que não tinha um sinal de carimbo sobrescrito ao retrato facial.


O reclamante alega que demonstrou estar em posse de outros documentos que confirmariam sua identidade, mas que a funcionária do banco estatal afirmou que apenas com a validação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Ele então se dirigiu a uma unidade local do MTE que estava fechada por conta do isolamento social imposto pelo avanço da Covid-19.


Por e-mail, o trabalhador pediu orientações ao órgão estatal e foi informado que deveria se cadastrar no aplicativo Carteira de Trabalho Digital. O próprio aplicativo, todavia, informa que os dados armazenados nele (nome, CPF, fotografia etc) não têm validade como documento de identificação. Logo, para efeitos de comprovação de identidade, a alternativa se mostrou imprestável.


Ao analisar a matéria, o magistrado apontou que a situação que extrapolou o mero aborrecimento do cotidiano ou dissabor por insucesso negocial.


"O pedido da parte autora merece ser acolhido, posto que a falha na prestação dos serviços ficou caracterizada, tanto pelo atendimento ao consumidor, demandando a necessidade de atuação do polo ativo em vários momentos na tentativa de solucionar o caso", decidiu. Além de determinar o saque, o magistrado também condenou o banco por danos morais.

Outras Notícias

  • Consultor Jurídico

    Ação anterior não impede novo pedido de indenização por morte de trabalhador

    Em caso de morte de trabalhador por acidente de trabalho, é lícito que familiares da vítima ajuízem ação por danos morais mesmo que uma outra ação semelhante já tenha sido ajuizada...

    em 28/09/2020 ás 13h55

  • SOE Maringá

    GREVE SETOR ELÉTRICO CONCENTRADA EM CURITIBA/PR

    A diretoria do SOE juntamente com os demais sindicatos do setor elétrico do Paraná e Trabalhadores reivindicam reajuste salarial 2020/2021.

    em 23/09/2020 ás 14h24

  • Consultor Jurídico

    Eleição de 2020 tem novos limites legais e adaptações por conta da pandemia

    Segundo dados do IBGE, o Brasil tem 147,9 milhões de eleitores aptos para votar nas eleições de 2020. Inicialmente previsto para outubro deste ano, o pleito foi adiado por conta do...

    em 22/09/2020 ás 15h24

  • TRT da 12ª Região (SC)

    Empregado que simulou acidente de trabalho terá de pagar indenização a hotel de SC

    Após analisar imagens das câmeras de segurança, os desembargadores da 3ª Câmara do Trabalho da 12ª Região (TSC) decidiram multar o empregado.

    em 22/09/2020 ás 15h19

  • Agência Câmara

    Proposta prevê a recontratação de trabalhador dispensado na pandemia

    Texto abrange o período do estado de calamidade pública reconhecido pelo Congresso Nacional e os 18 meses subsequentes

    em 22/09/2020 ás 15h16

  • Agência Câmara

    Projeto visa compensar trabalhador que esteja exercendo atividade presencial durante pandemia

    Dentre os benefícios compensatórios estão abono de valorização profissional e estabilidade provisória

    em 22/09/2020 ás 15h15

ENCONTRE-NOS

Avenida Brasil, 4312, Sala 1302 - 13º andar, Maringá - Paraná (44) 3031-9420 (44) 99863-0356 administrativo@soemga.org.br
SOE Maringá 2022 ©