Sindicato dos Oficiais Eletricistas e Trabalhadores na Indústria de Instalações Elétricas, Hidráulicas, Gás, Sanitárias e de Ar-Condicionado de Maringá
Paulo Guedes é condenado por chamar servidores de "parasitas" | Notícias | Sindicato dos Oficiais Eletricistas e Trabalhadores na Indústria de Instalações Elétricas, Hidráulicas, Gás, Sanitárias e de Ar-Condicionado de Maringá

Notícias

Paulo Guedes é condenado por chamar servidores de "parasitas"

Os direitos fundamentais devem conviver com os deveres. O direito fundamental à liberdade de expressão não é um direito absoluto e deve coexistir com outros direitos fundamentais, a exemplo dos direitos da personalidade.

Consultor Jurídico

Publicado em 21/09/2020 ás 10h39

Com base nesse entendimento, a juíza Cláudia da Costa Tourinho Scarpa, da 4ª Federal Cível da Seção Judiciária da Bahia, condenou o ministro da Economia, Paulo Guedes, a pagar R$ 50 mil a título de danos morais ao Sindicato dos Policiais Federais da Bahia (Sindipol-BA).


Guedes foi acionado na Justiça pela entidade sindical por conta dos ataques públicos que fez contra os servidores. O ministro comparou funcionários públicos a parasitas em uma palestra na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo.


"O hospedeiro está morrendo, o cara virou um parasita, o dinheiro não chega no povo e ele quer aumento automático", disse na ocasião. Ele também pediu que eles "não assaltem o Brasil, quando o gigante está de joelhos e eles em casa com geladeira cheia".


Ao analisar o caso, a magistrada apontou que o ministro havia violado "os direitos da personalidade dos integrantes da categoria profissional representada por este ente sindical, por meio dos seus pronunciamentos".


O advogado Marcel Santos Mutim, que representou o Sindipol-BA no caso, esclareceu que, antes mesmo da decisão, o Ministério Público Federal já havia dado parecer favorável à condenação.


O presidente do sindicato, José Mário Lima, afirmou que o dinheiro pago pelo ministro será doado ao Hospital Santo Antônio, que pertence às Obras Sociais Irmã Dulce, e ao Hospital Aristides Maltez, que são organizações sem fins lucrativos de Salvador e que estão à frente no combate à epidemia da Covid-19 no estado.

Outras Notícias

  • Consultor Jurídico

    Empregado acionado fora do expediente tem direito a receber horas de sobreaviso

    O empregado que fica à disposição da empresa fora do horário de trabalho, ou em fins de semana e feriados, por meio do telefone celular tem direito a receber o pagamento pelas hora...

    em 30/09/2020 ás 15h18

  • Consultor Jurídico

    Ação anterior não impede novo pedido de indenização por morte de trabalhador

    Em caso de morte de trabalhador por acidente de trabalho, é lícito que familiares da vítima ajuízem ação por danos morais mesmo que uma outra ação semelhante já tenha sido ajuizada...

    em 28/09/2020 ás 13h55

  • SOE Maringá

    GREVE SETOR ELÉTRICO CONCENTRADA EM CURITIBA/PR

    A diretoria do SOE juntamente com os demais sindicatos do setor elétrico do Paraná e Trabalhadores reivindicam reajuste salarial 2020/2021.

    em 23/09/2020 ás 14h24

  • Consultor Jurídico

    Eleição de 2020 tem novos limites legais e adaptações por conta da pandemia

    Segundo dados do IBGE, o Brasil tem 147,9 milhões de eleitores aptos para votar nas eleições de 2020. Inicialmente previsto para outubro deste ano, o pleito foi adiado por conta do...

    em 22/09/2020 ás 15h24

  • TRT da 12ª Região (SC)

    Empregado que simulou acidente de trabalho terá de pagar indenização a hotel de SC

    Após analisar imagens das câmeras de segurança, os desembargadores da 3ª Câmara do Trabalho da 12ª Região (TSC) decidiram multar o empregado.

    em 22/09/2020 ás 15h19

  • Agência Câmara

    Proposta prevê a recontratação de trabalhador dispensado na pandemia

    Texto abrange o período do estado de calamidade pública reconhecido pelo Congresso Nacional e os 18 meses subsequentes

    em 22/09/2020 ás 15h16

ENCONTRE-NOS

Avenida Brasil, 4312, Sala 1302 - 13º andar, Maringá - Paraná (44) 3031-9420 (44) 99863-0356 administrativo@soemga.org.br
SOE Maringá 2022 ©