Sindicato dos Oficiais Eletricistas e Trabalhadores na Indústria de Instalações Elétricas, Hidráulicas, Gás, Sanitárias e de Ar-Condicionado de Maringá
Desemprego e falta de governabilidade são maiores riscos no Brasil, diz Fórum Econômico Mundial | Notícias | Sindicato dos Oficiais Eletricistas e Trabalhadores na Indústria de Instalações Elétricas, Hidráulicas, Gás, Sanitárias e de Ar-Condicionado de Maringá

Notícias

Desemprego e falta de governabilidade são maiores riscos no Brasil, diz Fórum Econômico Mundial

Crise fiscal e instabilidade social também estão no topo das preocupações de empresários

Folha SP

Publicado em 08/10/2020 ás 13h03

Os maiores riscos para se fazer negócios no Brasil atualmente são o desemprego e o temor de fracasso da governabilidade do país, segundo levantamento feito pelo Fórum Econômico Mundial junto a 12 mil empresários de 128 países.


O desemprego atingiu recorde de 13,8% no trimestre encerrado em julho, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com 13,1 milhões de desocupados. A perspectiva é de que a taxa continue a crescer nos próximos meses, com a volta das pessoas à busca por emprego, que deverá ser acelerar com o término do auxílio emergencial em dezembro.


A precariedade do mercado de trabalho foi apontada como maior ameaça aos negócios no Brasil por 56% dos entrevistados, enquanto 52% citaram o risco de fracasso da governança nacional.


Conforme o Fórum de Davos, esse risco “captura a incapacidade de governar uma nação com eficiência, que é a causa ou resultado de fatores como fraco Estado de direito, corrupção, comércio ilícito, crime organizado, impunidade e impasse político”.


Em seguida, entre as principais preocupações dos empresários com relação ao Brasil estão a crise fiscal (38%), empatada com o risco de “profunda instabilidade social” (38%).


A propagação de doenças infecciosas está apenas em quinto lugar na lista de preocupações dos líderes de negócios, citada por 37% dos entrevistados, mesmo diante do efeito avassalador da pandemia sobre o país, que é o segundo em número de mortes no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.


Globalmente, o desemprego também é a maior preocupação do empresariado. Mas em seguida, na lista de aflições, vêm o risco das doenças contagiosas, as crises fiscais, ataques cibernéticos e instabilidade social profunda.


Na América Latina e Caribe, o temor de fracasso da governança nacional lidera o ranking, com o México puxando a lista, com o problema citado por 65% dos empresários.


A organização do Fórum Econômico Mundial anunciou nesta quarta-feira (7) que sua reunião anual será entre os dias 18 e 21 de maio de 2021, e não mais no inverno europeu. Além da nova estação, o encontro do próximo ano será em outra região da Suíça, em Lucerne-Bürgenstock, e não em Davos. O encontro terá como tema central “O Grande Recomeço”.

Outras Notícias

  • Por Davi Macedo

    SOE Maringá conquista 9,4% de aumento salarial

    Índice representa ganho real de 0,5%. Aumento deve ser aplicado já na folha de pagamento de junho.

    em 24/06/2021 ás 10h53

  • Departamento Jurídico - SOE Maringá

    Departamento Jurídico do SOE emite parecer técnico sobre o Feriado de Carnaval

    O departamento jurídico do SOE Maringá, emitiu nesta sexta-feira (12) parecer técnico a respeito do feriado de carnaval.

    em 12/02/2021 ás 15h45

  • SOE Maringá

    Natal Encantado do SOE - A CASA DO PAPAI NOEL

    Sempre ao final de cada ano, o SOE, juntamente com toda a sua equipe, junta forças com diversos parceiros para realizar a campanha "Natal Encantado do SOE", que contempla os filhos...

    em 18/11/2020 ás 08h34

  • Rede Brasil Atual

    Com hora extra e terceirização à frente, cresce número de processos trabalhistas

    Foram quase 314 mil neste ano. Setor público e bancos se destacam na lista de ações

    em 21/10/2020 ás 13h03

  • Agência Sindical

    Teve contrato suspenso? Veja como ficam férias e 13º

    Milhões de trabalhadores tiveram os contratos de trabalho suspensos durante o período de isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19. Segundo dados do Cadastro Geral de E...

    em 21/10/2020 ás 12h58

  • SOE Maringá

    Show de Prêmios

    Comemoração ao dia do Profissional Hidráulico (27/09) e do Eletricistas (17/10).

    em 19/10/2020 ás 08h34

ENCONTRE-NOS

Avenida Brasil, 4312, Sala 1302 - 13º andar, Maringá - Paraná (44) 3031-9420 (44) 99863-0356 administrativo@soemga.org.br
SOE Maringá 2022 ©