Sindicato dos Oficiais Eletricistas e Trabalhadores na Indústria de Instalações Elétricas, Hidráulicas, Gás, Sanitárias e de Ar-Condicionado de Maringá
SUS poderá doar ácido fólico a gestantes para prevenir má-formação fetal | Notícias | Sindicato dos Oficiais Eletricistas e Trabalhadores na Indústria de Instalações Elétricas, Hidráulicas, Gás, Sanitárias e de Ar-Condicionado de Maringá

Notícias

SUS poderá doar ácido fólico a gestantes para prevenir má-formação fetal

Aro: o ácido fólico é capaz de prevenir defeitos neurológicos irreversíveis, iniciados nos primeiros estágios gestacionais e que podem acarretar inúmeras más-formações e doenças.

www2.camara.leg.br

Publicado em 08/09/2015 ás 09h53

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 232/15, do deputado Marcelo Aro (PHS-MG), que prevê que o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibilizará gratuitamente, por indicação médica, a suplementação de ácido fólico a gestantes e mulheres em idade fértil, para a prevenção da má-formação fetal.

Pela proposta, o Executivo deverá promover campanhas educativas sobre a importância do consumo de ácido fólico antes e durante a gravidez.

De acordo com Aro, o ácido fólico é capaz de prevenir defeitos neurológicos irreversíveis, iniciados nos primeiros estágios gestacionais e que podem acarretar inúmeras más-formações e doenças. “A proposta pode concretamente salvar vidas e evitar prejuízos de toda sorte a crianças e pais.”

Benefícios
O ácido fólico tem uma vitamina do complexo B que tem papel fundamental no processo da multiplicação celular. O ácido fólico previne, além dos defeitos no tubo neural, outras deficiências congênitas, como a fissura labial, a fenda palatina e a má-formação dos membros inferiores e posteriores. Além disso, o ácido fólico pode contribuir para a prevenção de doenças cardiovasculares e de câncer.

Na literatura médica, há provas consistentes de que a incidência da má-formação no tubo neural é significativamente reduzida pela suplementação medicamentosa de ácido fólico durante a periconcepção (período entre três meses antes da concepção e o final do primeiro trimestre da gestação).

Norma
Desde 2002, uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabelece a inclusão de ácido fólico na composição de farinhas de trigo e milho. Com isso, essas farinhas e seus derivados como pães, macarrão, biscoitos, misturas para bolos e salgadinhos ficaram com maior quantidade de ácido fólico em sua formulação final.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

Outras Notícias

  • www12.senado.leg.br

    Transporte passa a ser direito social na Constituição

    em 10/09/2015 ás 14h11

  • exame.abril.com.br

    As diferenças nos direitos de estagiários e de empregados

    em 10/09/2015 ás 13h30

  • exame.abril.com.br

    6 dicas que mostram como a logística pode salvar sua empresa

    Por que uma boa logística pode salvar sua empresa da crise? Escrito por Arnaldo Vhieira, especialista em estratégia de negócios

    em 10/09/2015 ás 13h25

  • www.folhaweb.com.br

    Crise faz idosos voltarem ao mercado de trabalho

    em 09/09/2015 ás 11h13

  • www2.camara.leg.br

    MP que aumenta limite de desconto em folha é aprovada por comissão mista

    em 09/09/2015 ás 10h17

  • www12.senado.leg.br

    Acidentes com máquinas causam 12 amputações e quase um óbito por dia de trabalho no país

    em 09/09/2015 ás 09h57

ENCONTRE-NOS

Avenida Brasil, 4312, Sala 1302 - 13º andar, Maringá - Paraná (44) 3031-9420 (44) 99863-0356 administrativo@soemga.org.br
SOE Maringá 2022 ©