Quem somos | S.O.E - Sindicato dos Oficiais Eletricistas e Trabalhadores na Indústria de Instalações Elétricas, Hidráulicas, Gás e Sanitárias de Maringá

Quem somos?

Conheça nossa história e nossos projetos

No dia 21 de maio de 1987, foi fundada por José Thomaz, juntamente com mais 222 trabalhadores (Funcionários da empresa COTEL - Comercial e Técnica de Eletricidade Ltda), a Associação Profissional dos Trabalhadores na Indústria de Instalações Elétricas, Gás, Hidráulicas e Sanitárias de Maringá. O motivo que os levou a fundar a Associação, foi que era exigência legal, fundar em primeiro lugar uma associação, para depois transformá-la em sindicato, sendo que o registro foi reconhecido e assinado pelo delegado regional do trabalho da época. 

No dia 05 de Outubro de 1988, com a promulgação da nova Constituição Federal, baseado em seu Artigo 8º, inciso I, que reza: "a lei não poderá exigir autorização do Estado para a fundação de sindicato, ressalvado o registro no órgão competente". José Thomaz, o primeiro presidente, na época, providenciou de imediato a transformação da associação para o sindicato, tal qual hoje é conhecido. Assim, em 14 de março de 1990, a então Ministra do Trabalho, Dorotéia Werneck reconheceu o registro da Entidade Sindical, junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, sob nº 24000.009008/90-75.

O SOE é filiado à FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná (entidade sindical de 2º grau), à CONTRICOM - Confederação Nacional dos Trabalhadores da Construção e do Mobiliário e à Nova Central Sindical dos Trabalhadores. 

O SOE tem uma história de lutas e grandes conquistas sociais e econômicas para seus representados, conforme se vê em suas Convenções Coletivas de Trabalho, trazendo várias prerrogativas para os trabalhadores como o vale-compras mensais - inclusive nas férias e mais um abono natalino no mesmo valor, vale-alimentação por dia trabalhado, cursos gratuitos, seguro de vida no valor de 100 (cento) salários mínimos e muitos outros.

Possui ainda, na Rua Taí, 119, centro da cidade de Sarandi, neste Estado, o Centro de Treinamento e Qualificação Profissional do Paraná, onde são oferecidos cursos como: 

Curso de Alta e Baixa Tensão(curso de capacitação profissional para eletricistas); NR-10 - egurança em Serviços de Eletricidade (que tem como objetivo atender as exigências do novo texto da Norma Regulamentadora nº 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade. Conforme a NR-10, estabelecendo diretrizes básicas para implantação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança e saúde, de forma a garantir a segurança dos trabalhadores que direta ou indiretamente interagem em instalações elétricas e serviços com eletricidade.); 

NR-35 - Segurança em Trabalho em Altura (A Norma Regulamentadora nº 35 estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade. Este curso é obrigatório para todos os trabalhadores envolvidos com a atividade de trabalho em altura. Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda); 

Curso de Designado da CIPA (Segundo a norma regulamentadora nº 5, toda empresa que possuir menos de 20 funcionários, deverá possuir ao menos 1 funcionário com o curso de designado de CIPA. O curso tem o objetivo de orientar os funcionários com as questões que envolvem as rotinas e procedimentos com relação a segurança no ambiente de trabalho); e muitos outros.


O SOE colabora ativamente com eventos da sociedade em campanhas e realizando palestras gratuitamente nas empresas como:  prevenção de acidentes de trabalho, direção defensiva, uso correto dos equipamentos de proteção individual, comprometimento pela segurança, doenças sexualmente transmissíveis, qualidade de vida, comunicação no ambiente de trabalho, ginástica laboral, preservação do meio ambiente, noções básicas de primeiros socorros e outros.




Base Territorial

A base territorial do SOE congrega 40 municípios, sendo eles: Ângulo, Astorga, Atalaia, Bom Sucesso, Cafeara, Cambira, Campo Mourão, Centenário do Sul, Colorado, Doutor Camargo, Engenheiro Beltrão, Floraí, Floresta, Flórida, Guaraci, Iguaraçú, Itambé, Ivatuba, Jandaia do Sul, Jardim Alegre, Lobato, Lupionópolis, Mandaguaçú, Mandaguari, Marialva, Maringá, Munhoz de Melo, Nossa Senhora das Graças, Ourizona, Paiçandú, Peabiru, Presidente Castelo Branco, Sabáudia, Santa Fé, Santa Inês, Santo Inácio, São Carlos do Ivaí, São Jorge do Ivaí, Sarandi e Uniflor, veja o mapa:

Conheça as nossas instalações



Deixe seu comentário

ENCONTRE-NOS

____________________________________________
Maringá - PR
44.3031-9420 / 44.3265-6897
E-mail: administrativo@soemga.org.br
Atendimento: 08:00 - 11:30 / 13:00 - 17:00
Avenida Brasil, 4312 - Sala 1302
Zona 01 - Maringá - PR - CEP: 87.013-000
Estacionamento Gratuito:
Avenida Brasil, 4412 - Ingá Parking
____________________________________________
Campo Mourão - PR
Avenida Capitão Índio Bandeira, 1400 - sala 309 (3º andar) - Centro
CEP: 87300-005
Campo Mourão - PR
Contato: (44) 3529-3320
E-mail: contato@sintracommaringa.com.br

Premium Art Desenvolvimento Web