Sindicato dos Oficiais Eletricistas e Trabalhadores na Indústria de Instalações Elétricas, Hidráulicas, Gás, Sanitárias e de Ar-Condicionado de Maringá
Dermatologistas alertam para riscos do contato com frutas cítricas antes de exposição ao sol Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/dermatologistas-alertam-para-riscos-do-contato-com-frutas-citricas-antes-de-exposicao-ao-sol-20741805. | Notícias | Sindicato dos Oficiais Eletricistas e Trabalhadores na Indústria de Instalações Elétricas, Hidráulicas, Gás, Sanitárias e de Ar-Condicionado de Maringá

Notícias

Dermatologistas alertam para riscos do contato com frutas cítricas antes de exposição ao sol Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/dermatologistas-alertam-para-riscos-do-contato-com-frutas-citricas-antes-de-exposicao-ao-sol-20741805.

extra.globo.com

Publicado em 09/01/2017 ás 08h35

A jornalista Bruna Ventura, de 27 anos, aproveitou o último dia de 2016 para ir à Praia do Recreio, na Zona Oeste do Rio, e se refrescar com uma limonada. Os termômetros marcavam mais de 40 graus. Um dia depois, ela percebeu que a região logo acima do lábio — o “bigode” — tinha ficado queimada. A mistura de frutas cítricas, sobretudo o limão, com o sol forte é a receita que leva diversos pacientes aos consultórios de dermatologistas ao longo do verão.


— Nós costumamos ver muitos casos desse tipo nesta época do ano. Às vezes, a pessoa até sabe desse risco, mas esquece e passa a mão suja de limão no rosto ou em outra parte do corpo. Os tipos de manchas variam muito de intensidade — afirma a dermatologista Elisa Barcaui, que faz doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


Segundo a médica, a queimadura de frutas cítricas , em contato com o sol, é a fitofotodermatite — nome que mistura partículas que se referem a “planta”, “luz” e “pele”. Elisa explica que os alimentos que causam esse tipo de alteração têm uma substância chamada furocumarina, responsável por deixar a pele sensível ao sol.


A vermelhidão pode demorar um dia ou dois para aparecer, de acordo com o dermatologista Maurício Drummond:


— Depois disso, pode escurecer. Se não for tratada, a mancha pode nunca desaparecer. A indicação é procurar direto um especialista para iniciar o tratamento.


Além do limão, os especialistas contam que outras frutas podem causar queimaduras. São elas a laranja, a tangerina, o figo e a manga.


— Mais de 90% das queimaduras associadas ao sol que trato são de limão. As outras afetam em menor escala — afirma Drummond.


A jornalista Bruna Ventura, de 27 anos, faz parte das estatísticas:


— Ando viciada naquela limonada que é vendida na praia, com o mesmo cara que vende o mate. Na última vez que bebi, acabei bobeando e fiquei com o rosto marcado. A marca não ficou muito forte, só passei protetor e, em alguns dias, ela saiu. A limonada é muito saborosa e refrescante, mas tem que tomar cuidado quando é bebida no sol — reforça.


O dermatologista Felipe Nazareth acrescenta que alguns antibióticos (as ciclinas) também podem causar queimaduras com a irritação causada pelo contato com os raios solares.


— Em alguns casos, acontece com a ingestão de remédios. Mas o comum mesmo é ver queimaduras de limão no consultório. No resto do ano, chego a passar seis meses sem ver um só caso, mas no verão são cerca de três por semana — diz o médico.


Quando a pessoa percebe a queimadura, ela deve lavar bem a área com água e sabão. Depois, é hora de procurar um médico.


— Normalmente, passamos medicamentos anti-inflamatórios tópicos (pomadas) e orais. Quanto mais tempo demorar para ir ao médico, mais chance tem de ficar marcado — afirma Drummond.


De acordo com o dermatologista Felipe Nazareth, alguns perfumes de qualidade mais baixa podem deixar manchas ou queimaduras.


— Antigamente, perfumes que tinham bergapteno, substância parecida com a que tem no suco de laranja, deixavam a pele marcada no sol. A chance de acontecer é pequena, mas não é impossível — afirma.

Segundo ele, hidratantes com cheiro de frutas cítricas não deixam queimaduras no corpo.


Após queimar o corpo com limão, os especialistas indicam que a pessoa use filtro solar com fator alto. Para esconder a mancha ou a queimadura, é possível usar protetor com base.



Outras Notícias

  • bbc.com

    A picada de mosca que deixa as vítimas em sono profundo

    Mosca tsé-tsé, que transmite a doença do sono

    em 11/01/2017 ás 10h23

  • bbc.com

    Brasil está sentado em 'bomba-relógio', diz especialista sobre febre amarela

    Governo recomenda vacinação de quem mora ou vai viajar para áreas rurais e de mata

    em 11/01/2017 ás 09h09

  • extra.globo.com

    Álcool aumenta vontade de comer, diz pesquisa

    em 11/01/2017 ás 08h25

  • g1.globo.com

    Homem com sintomas da doença que deixa urina preta morre na Bahia

    Causa da morte é investigada, pois vítima tinha outros problemas de saúde. Número de casos suspeitos da doença chega a 52 no estado, diz Sesab.

    em 11/01/2017 ás 08h15

  • exame.abril.com.br

    Tabagismo vai matar 8 milhões por ano até 2030, diz OMS

    Segundo estudo, o custo com o tabagismo supera amplamente as receitas globais com os impostos sobre o fumo

    em 10/01/2017 ás 11h00

  • g1.globo.com

    Governo retoma pente-fino em benefícios do INSS na segunda

    Aposentados por invalidez com mais de 60 anos estarão isentos da fiscalização. Programa foi reativado com a publicação de uma nova Medida Provisória.

    em 10/01/2017 ás 08h28

ENCONTRE-NOS

Avenida Brasil, 4312, Sala 1302 - 13º andar, Maringá - Paraná (44) 3031-9420 (44) 99863-0356 administrativo@soemga.org.br
SOE Maringá 2022 ©