Sindicato dos Oficiais Eletricistas e Trabalhadores na Indústria de Instalações Elétricas, Hidráulicas, Gás, Sanitárias e de Ar-Condicionado de Maringá
Veja como localizar o número do seu PIS ou NIS pela internet | Notícias | Sindicato dos Oficiais Eletricistas e Trabalhadores na Indústria de Instalações Elétricas, Hidráulicas, Gás, Sanitárias e de Ar-Condicionado de Maringá

Notícias

Veja como localizar o número do seu PIS ou NIS pela internet

Número de Identificação Social, também chamado de PIS/PASEP ou NIT, é necessário para consultar o saldo das contas do FGTS.

g1.globo.com

Publicado em 17/02/2017 ás 08h17

Para conseguir consultar o saldo das contas do FGTS, o trabalhador precisa ter em mãos o seu Número de Identificação Social (NIS), também chamado de PIS/PASEP ou NIT. Este número pode ser consultado nos extratos do FGTS enviados pela Caixa Econômica Federal, no Cartão Cidadão ou na própria carteira de trabalho.

O PIS (Programa de Integração Social) e o NIS (também chamado de NIT) são o mesmo número. A diferença é que ele pode ser gerado em duas bases de dados diferentes, por isso as variadas nomenclaturas.

O PIS é gerado no primeiro emprego da pessoa. Já o NIS é gerado por uma base de dados chamada Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), que reúne os dados de quem recebe benefícios sociais como o Bolsa Família, por exemplo. Este único número serve para fazer várias consultas: FGTS, abono salarial e seguro-desemprego, por exemplo.

Mas o que fazer se você não consegue encontrar o seu NIS (PIS) em nenhum destes meios? Também é possível localizar este número pelo site do Cnis.

Veja abaixo o passo a passo para encontrar seu PIS pelo site do Cnis:

PASSO 1

Acesse o site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis) clicando aqui. Nesta página você encontrará a palavra "Inscrição" no canto superior esquerdo do menu. Clique sobre o termo e, em seguida, escolha a opção "Filiado".


PASSO 2

Em seguida, digite seu nome completo em "Nome de Filiado", preencha o nome completo da sua mãe (deve estar idêntico ao que está em sua carteira de trabalho, mesmo se houver erros de digitação). Coloque o número do CPF e sua data de nascimento. Em "documentos complementares", apenas o número do RG é suficiente, sem pontos e sem hífen. Depois, digite o texto que aparece na imagem do canto inferior da tela.


PASSO 3

Em seguida, clique em "Continuar". Se os dados estiverem corretos, aparecerá uma mensagem em vermelho, no canto superior da tela, informando que seus dados já constam na base do CNIS. Anote o número do NIT que aparece ao final desta mensagem. Este é o seu número de identificação como trabalhador.


Agora que você já tem seu número do NIS (PIS) em mãos, é possível consultar o saldo de suas contas do FGTS pelo site da Caixa Econômica Federal ou pelo aplicativo oficial do FGTS. Ao digitar o número, não utilize pontos ou hífen. Se você ainda não tiver uma senha, você poderá fazer o cadastro para acessar seus dados. Saiba aqui como consultar o seu saldo do FGTS.

Outras Notícias

  • gazetadopovo.com.br

    Segunda etapa de vacinação contra dengue começa sexta-feira (3): confira as cidades abrangidas no Paraná

    Os 30 municípios beneficiados com doses concentram 80% dos casos da doença no estado, segundo a Sesa

    em 02/03/2017 ás 14h00

  • migalhas.com.br

    Os limites da reforma trabalhista

    Quais limites devem ser estipulados dentro da legalidade e da razoabilidade de modo a beneficiar tanto o empregador quanto o empregado?

    em 01/03/2017 ás 15h37

  • g1.globo.com

    Receita passará a cruzar informações de médicos e do eSocial na malha fina do IR

    Medida tem o objetivo de identificar fraudes nas deduções de despesas com saúde e com empregados domésticos. Prazo para declarar IR começa em 2 de março.

    em 01/03/2017 ás 14h54

  • bbc.com

    Como identificar sintomas da doença que causa cegueira repentina

    Arterite de células gigantes pode causar a perda total da visão

    em 24/02/2017 ás 08h30

  • Portal Brasil, com informações da Receita Federal

    Receita Federal espera receber 28,3 milhões de declarações do IRPF 2017

    Programa gerador da declaração estará disponível a partir de 23 de fevereiro. Neste ano, terá de prestar contas à Receita quem tiver rendimentos superiores a R$ 28.559,70

    em 23/02/2017 ás 13h43

  • Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário

    Governo economiza R$ 715 mil com pente-fino do INSS

    De acordo com o último levantamento do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, já foram cancelados mais de 43 mil benefícios de auxílio-doença irregulares em sete meses

    em 23/02/2017 ás 13h36

ENCONTRE-NOS

Avenida Brasil, 4312, Sala 1302 - 13º andar, Maringá - Paraná (44) 3031-9420 (44) 99863-0356 administrativo@soemga.org.br
SOE Maringá 2022 ©