Sindicato dos Oficiais Eletricistas e Trabalhadores na Indústria de Instalações Elétricas, Hidráulicas, Gás, Sanitárias e de Ar-Condicionado de Maringá
Eunício admite pautar reforma trabalhista em plenário sem que CCJ vote texto | Notícias | Sindicato dos Oficiais Eletricistas e Trabalhadores na Indústria de Instalações Elétricas, Hidráulicas, Gás, Sanitárias e de Ar-Condicionado de Maringá

Notícias

Eunício admite pautar reforma trabalhista em plenário sem que CCJ vote texto

Na prática, medida pode encurtar o tempo de análise da proposta do governo no Senado. Oposicionistas querem que reforma seja votada em todas as comissões previstas.

g1.globo.com

Publicado em 07/06/2017 ás 16h44

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), disse nesta quarta-feira (7) que a proposta de reforma trabalhista enviada pelo governo federal poderá ser levada ao plenário do Senado sem que o texto seja votado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Quando o projeto chegou ao Senado, Eunício determinou que o tema fosse analisado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e também pelas comissões de Assuntos Sociais (CAS) e Constituição e Justiça (CCJ). A reforma foi aprovada na CAE nesta terça (6) por 14 votos a 11, depois de reunião com cerca de 9 horas de duração.

A CCJ é a comissão responsável por atestar se o projeto em análise fere algum princípio da Constituição. As demais comissões da Casa são responsáveis por analisar o mérito da proposta.

Ao ser questionado sobre a tramitação da reforma nas comissões e sobre se haveria possibilidade de o texto ser votado com urgência, o presidente do Senado defendeu que a reforma trabalhista seja analisada normalmente na CAS, mas admitiu a possibilidade de o relatório da CCJ ser apresentado diretamente no plenário.

“A CCJ não é mérito. A CCJ é constitucionalidade. A constitucionalidade pode ser nomeado um relator de plenário para dar o parecer sobre a constitucionalidade”, afirmou Eunício.

A prática é comum no Senado no caso de projetos menos polêmicos. No entanto, em relação à reforma trabalhista, senadores da oposição defendem que o texto seja votado em todas as comissões previstas antes de ir a plenário.

A apresentação do relatório da CCJ diretamente no plenário do Senado pode viabilizar a votação da proposta pela Casa já na próxima semana, o que agrada os governistas, que têm pressa para aprovar o projeto.

Isso porque o relatório de Ricardo Ferraço (PSDB-ES), favorável à medida, será apresentado na CAS nesta quinta (8) e votado na próxima semana pela comissão, seguindo ao plenário para relatório da CCJ.

Apesar de admitir a possibilidade de pular a etapa da CCJ, Eunício Oliveira disse que terá “dificuldade” em colocar em votação um pedido de urgência para que a proposta de reforma trabalhista vá a plenário antes de ser votada na CAS.

“Um requerimento a essa altura, antes das comissões de mérito, eu terei dificuldade de pautar”, declarou.

Outras Notícias

  • exame.abril.com.br

    FGTS para pagar seguro-desemprego não se justifica, diz Meirelles

    Na sexta-feira, Meirelles havia dito apenas que esta era proposta embrionária e que ainda não havia sido apresentada ao alto escalão da equipe econômica

    em 27/06/2017 ás 08h19

  • exame.abril.com.br

    Trabalhador tem até o dia 30 para sacar abono do PIS de 2015

    Tem direito até 937 reais quem exerceu atividade remunerada por pelo menos 30 dias em 2015 e ganhou até 2 salários mínimos por mês no período

    em 26/06/2017 ás 08h42

  • exame.abril.com.br

    FGTS poderá ser parcelado e seguro-desemprego adiado

    Apesar de Meirelles dizer que as discussões sobre o tema estão numa fase preliminar, a simples ideia de parcelar o pagamento do FGTS gerou polêmica

    em 26/06/2017 ás 08h37

  • http://g1.globo.com/politica/noticia/comissao-do-senado-rejeita-texto-da-reforma-trabalhista.ghtml

    Reforma trabalhista: comissão do Senado rejeita parecer favorável ao texto

    Mesmo assim, a reforma seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça. Segundo líder do governo, a derrota 'nada muda' no plano do Planalto de aprovar o texto.

    em 21/06/2017 ás 09h25

  • g1.globo.com

    Receita paga nesta sexta 1º lote de restituição do Imposto de Renda de 2017

    Cerca de 1,6 milhão de contribuintes serão contemplados. Por lei, idosos e pessoas com deficiência ou com doença grave têm preferência pela restituição no 1º lote.

    em 16/06/2017 ás 08h23

  • g1.globo.com

    Agências da Caixa abrem mais cedo até quarta para saque das contas inativas do FGTS

    Poderão sacar trabalhadores nascidos nos meses de setembro, outubro e novembro; valor disponível para saque nesta quarta fase é de cerca de R$ 10,9 bilhões.

    em 12/06/2017 ás 09h08

ENCONTRE-NOS

Avenida Brasil, 4312, Sala 1302 - 13º andar, Maringá - Paraná (44) 3031-9420 (44) 99863-0356 administrativo@soemga.org.br
SOE Maringá 2022 ©