Sindicato dos Oficiais Eletricistas e Trabalhadores na Indústria de Instalações Elétricas, Hidráulicas, Gás, Sanitárias e de Ar-Condicionado de Maringá
Estamos cuidando bem do nosso coração? | Notícias | Sindicato dos Oficiais Eletricistas e Trabalhadores na Indústria de Instalações Elétricas, Hidráulicas, Gás, Sanitárias e de Ar-Condicionado de Maringá

Notícias

Estamos cuidando bem do nosso coração?

gazetadopovo.com.br

Publicado em 15/09/2015 ás 08h44

De acordo com dados divulgados em maio de 2014 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças isquêmicas do coração são a principal causa de mortes no mundo. Somente em 2012 foram mais de 7 milhões de pessoas, muitas delas prematuras (antes dos 70 anos). No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, esse número não é diferente. Em 2013, foram registradas 85,9 mil mortes em decorrência de infartos do miocárdio. Um número alarmante, que cresce a cada ano.

É mais angustiante ainda pensar que a maioria dessas mortes poderia ser evitada. Algumas doenças que interferem na saúde do coração são pouco conhecidas entre médicos e pacientes, o que dificulta o diagnóstico e o tratamento. É o caso, por exemplo, da hipercolesterolemia familiar (HF), uma doença genética que pode ser a causa de problemas prematuros no coração. Uma das preocupações dos especialistas é que, no mundo, menos de 10% da população têm diagnóstico confirmado e, pior, menos de 25% estão em tratamento. Apesar de algumas nações europeias abordarem o tema com maior interesse, a preocupação em divulgar as informações sobre a doença no mundo está muito longe do ideal. A hipercolesterolemia familiar, inclusive, já foi reconhecida pela OMS como um problema de saúde mundial e, por isso, deve estar contemplada nos esforços globais para reduzir drasticamente a mortalidade no mundo.

A hipercolesterolemia familiar já foi reconhecida pela OMS como um problema de saúde mundial

Felizmente já existem iniciativas que favorecem a mudança desse cenário. Em 2012 foi criado o programa Hipercol Brasil, do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, que busca ativamente pacientes com a doença. No mesmo ano, foram publicadas as Diretrizes Brasileiras sobre Hipercolesterolemia Familiar pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, visando educar os profissionais de saúde sobre a doença. Em 2014 foi criada uma Associação de Hipercolesterolemia Familiar, que tem ajudado a divulgar para a sociedade a existência da doença, quais são os fatores de risco, como diagnosticá-la e, principalmente, tratá-la. Mas certamente ainda existe muito espaço e ações que podem informar a população sobre ela.

No Brasil, o tema acaba sendo pouco explorado pela falta de informação dos próprios médicos. Por isso, o material científico que será lançado nesta semana em Curitiba está ganhando relevância no cenário médico brasileiro. Trata-se de um livro inédito na América Latina sobre a doença, publicado por membros da Rede Iberoamericana de Hipercolesterolemia Familiar e deve, inclusive, servir como ponto de partida para reduzir a incidência de doenças coronárias e diminuir os gastos com a saúde do coração no país.

Com medidas eficazes e políticas públicas que contemplem a atenção primária à saúde e a conscientização da população sobre os fatores de risco relevantes para diagnosticar a hipercolesterolemia familiar, será possível reduzir significativamente o número de mortes por doenças prematuras do coração no Brasil. Se nada for feito, continuaremos afetando a qualidade de vida dessas pessoas e a contribuição econômica e social que elas representam.

Raul D. Santos é diretor da Unidade Clínica de Lípides do InCor – HC-FMUSP, assessor de pesquisa do Centro de Medicina Preventiva e do Núcleo de Apoio à Pesquisa (Napec) do Hospital Israelita Albert Einstein.

Outras Notícias

  • conjur.com.br

    Cartão de ponto sem assinatura de empregado comprova jornada de trabalho

    em 21/09/2015 ás 11h21

  • fetraconspar.org.br

    Mantida justa causa de trabalhador que entrou em greve sem avisar sindicato

    em 18/09/2015 ás 09h49

  • conjur.com.br

    Adicional de 10% na multa de FGTS tem repercussão geral reconhecida pelo STF

    em 18/09/2015 ás 09h21

  • conjur.com.br

    Home care que substitui internação hospitalar deve ser coberto por plano

    em 18/09/2015 ás 09h17

  • conjur.com.br

    Senado aprova projeto que acelera pagamento de créditos trabalhistas

    em 17/09/2015 ás 08h55

  • 12.senado.leg.br

    Brasil poderá ter mínimo de 15% de energia alternativa até 2030

    em 16/09/2015 ás 10h01

ENCONTRE-NOS

Avenida Brasil, 4312, Sala 1302 - 13º andar, Maringá - Paraná (44) 3031-9420 (44) 99863-0356 administrativo@soemga.org.br
SOE Maringá 2022 ©