Sindicato dos Oficiais Eletricistas e Trabalhadores na Indústria de Instalações Elétricas, Hidráulicas, Gás, Sanitárias e de Ar-Condicionado de Maringá
Mantida justa causa de trabalhador que entrou em greve sem avisar sindicato | Notícias | Sindicato dos Oficiais Eletricistas e Trabalhadores na Indústria de Instalações Elétricas, Hidráulicas, Gás, Sanitárias e de Ar-Condicionado de Maringá

Notícias

Mantida justa causa de trabalhador que entrou em greve sem avisar sindicato

fetraconspar.org.br

Publicado em 18/09/2015 ás 09h49

A Oitava Turma do Tribunal Superior do Trabalho manteve a demissão por justa causa de um soldador que decidiu interromper a jornada para negociar reajustes salariais e melhores condições de trabalho, sem intervenção sindical. De acordo com os ministros, ficou constatada a insubordinação e a indisciplina do empregado no protesto.

O trabalhador se juntou a outros 22 funcionários do estaleiro Navship Ltda., que resolveram interromper a jornada de trabalho na busca de aumento salarial. Parados no pátio da empresa, eles chamavam os demais e pleiteavam direitos em voz alta. Diante da falta de acordo em relação às propostas apresentadas aos superiores, saíram da empresa sem cumprir o expediente. No dia seguinte, foram demitidos por justa causa, o que motivou ação trabalhista.

Em defesa, a empresa alegou que foi vítima de um "motim" e que essa situação tornou inviável a relação de trabalho uma vez que os envolvidos estavam ameaçando os demais empregados que continuavam trabalhando.

Ao indeferir o pedido de reversão da justa causa, o juiz de origem avaliou que ainda que as reivindicações fossem legítimas, a tomada da decisão de parar as atividades e o abandono do posto de trabalho durante a jornada importou na prática de atos de insubordinação deliberada.

A decisão foi mantida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC), que considerou que os fatos descritos autorizam o rompimento do contrato por justa causa. "A reivindicação deve ser canalizada pelas entidades sindicais, pois é no plano da negociação coletiva que devem ser alcançados direitos pleiteados por uma determinada categoria."

Em recurso ao TST, o trabalhador argumentou que o não retorno imediato ao trabalho não enseja rescisão por justa causa, e que o direito de greve é garantia constitucional do trabalhador, o qual não está condicionado à participação sindical. No entanto, a relatora do processo, ministra Dora Maria da Costa, manteve a decisão das instâncias anteriores. Para ela, ficou constatada a insubordinação e a indisciplina dos empregados envolvidos.

A decisão foi unânime.

(Paula Andrade/CF)

Processo: RR-325-55.2014.5.12.0056



Outras Notícias

  • gazetadopovo.com.br

    Trabalhadores dos Correios no Paraná decidem adesão à greve nesta quinta (24)

    Categoria exige a inclusão de uma nova modalidade de plano de saúde no acordo coletivo e reajustes salariais de 22,72%

    em 24/09/2015 ás 09h09

  • g1.globo.com

    Câmara aprova dobrar pena de alcoolizado que provoca acidente fatal

    Pena máxima passa de 4 para 8 anos de prisão, o que dá regime fechado. Foi aumentada pena para lesão corporal causada por motorista bêbado.

    em 24/09/2015 ás 08h28

  • tasabendo.com

    Andaime quase despenca e causa susto em trabalhadores no prédio Antares

    em 23/09/2015 ás 09h03

  • 12.senado.leg.br

    Comissão de Orçamento aprova R$ 5,18 bilhões para o Fies

    em 23/09/2015 ás 08h51

  • conjur.com.br

    Pagamento incorreto de vale-alimentação não justifica rescisão indireta

    em 23/09/2015 ás 08h37

  • exame.abril.com.br

    Caixa eleva juros de financiamento a partir de 1º de outubro

    em 22/09/2015 ás 08h26

ENCONTRE-NOS

Avenida Brasil, 4312, Sala 1302 - 13º andar, Maringá - Paraná (44) 3031-9420 (44) 99863-0356 administrativo@soemga.org.br
SOE Maringá 2022 ©